sábado, 16 de maio de 2015

Sarau Comics Edition / Fanzines / Fanzinando Idéias - Como Tudo Começou!

Texto extraído de diálogos/entrevistas feitas para Pesquisadores / Acadêmicos / Jornalistas. 

Minha ocupação hoje têm muito haver com o meu dia a dia, pois vivo uma condição de trabalhar fazendo aquilo que gosto e o mais legal, perto de casa. Trabalho em uma instituição que atua na proteção e bem-estar de crianças na região onde moro. Validamos o direito delas estabelecido pelo estatuto da criança e adolescente (ECA), e fazemos isso através de atividades lúdicas e artesanais. Ou seja, utilizo a arte em fanzines para falar sobre algum tema; Bulliyng, Abuso Infantil, trafico infantil, respeito ao próximo, direito de brincar, etc.. Fortalecendo o entendimento e passando uma mensagem.

Minha paixão por fanzines surgiu de forma natural, na verdade, eu fazia fanzines e nem sabia que se chamava Fanzines, rsrs. Moro entre a Região Distrito Capão Redondo e Jardim Ângela e aqui o Rap, Samba e Forró sempre foi o mais forte, agora tem o funk e tals, mas eu sempre tive uma caída para o Rock e para curtir tínhamos que atravessar a cidade. Surgiu uma necessidade de criar algo próximo, então começamos a fazer alguns encontro na minha casa com os amigos. Falávamos de muitas coisas ouvindo o bom e velho rock'n roll. Um amigo sugeriu fazermos UM SARAU e assim todo mês tinha um Sarau em casa e cada dia um amigo trazia outro amigo que trazia outro amigo. A casa ficou pequena e fomos para a laje, chegando momentos de termos 70 jovens nela. A divulgação era feita de panfletos que eu mesmo confeccionava com recorte de figuras e colagem, pois não tinha computador. Também fazíamos umas revistinha  com informações, dicas, bandas que curtíamos e tirava xerox para distribuir no próximo Sarau. Aquela época o Orkut dominava a cena, e um certo amigo que morava no interior de SP e fazia um sarau também, queria conhecer nosso materiais, então me enviou uma mensagem dizendo mais ou menos assim: - Mano que bacana o trampo de vocês, vamos trocar figurinhas?? Me mande os seus fanzines quero conhecer!! Fanzines?!?! Mas o que é isso??? Pensei comigo.. Fui direto e joguei a palavra no GOOGLE que então caiu no Wikipédia falando o que era um fanzine. Naquele momento o meu mundo se abriu, enxerguei um universo e ao mesmo fiquei surpreso que outras pessoas no Brasil faziam a mesma coisa que eu. Comecei a pesquisar contatos e aos poucos fui conhecendo os que dominavam a cena fanzineira em nível nacional. Trocava fanzines via correios e quase toda semana quando eu chegava em casa, tinha um envelope vindo de algum lugar do Brasil. Também recebia fitas K7, posters, releases de bandas que queriam uma publicação em nosso Zines. Era tudo muito bacana, até a internet popularizar e o PDF tomar contar geral, assim muitos fanzineiros começou e enviar fanzines por Email, as bandas começou a fazer blogues e o mundo dos fanzines nunca mais foi o mesmo (risos).

Quanto ao Sarau, durou 3 anos. Sentimos a necessidade de sair da laje e ir para a rua, assim virou Sarau Comics Edition (pequena publicadora de arte e fanzines). Começamos a mobilizar eventos com bandas e teatros nas praças e lugares que fossem acessível só para expor nossos artefatos impressos. Conseguimos criar uma cena periférica chamada Sagrado Brutal Core que durou até os adolescentes começarem a fazer vestibulares, conhecer o amor, o capitalismo, a morte e as responsabilidades de adultos. Hoje a Sarau Comics Edition é uma especie de produtora cultural com cunho social e itinerante (sem casa fixa) e creio eu, com uns 13 anos de existência, e um acervo de 15 fanzines de capas diferentes (hoje em 2020, temos um acervo de mais de 60 fanzines diferentes) E vivemos felizes para todo e sempre. Fim!!!

Minha inspiração pelo Christa Core Fanzine, na verdade, não houve inspiração nenhuma e sim persistência, rsrs !! Pois o Christa era produzido pelo Guto Miranda e o do Seu Madruga era a edição número 4. O Guto estava muito triste e desanimadaço, pois tinha acontecido uma zinca na casa dele onde perdeu tudo, inclusive os originais. Ele estava decidido a não mexer mais com Zines e por mais que eu incentivava ele não queria. Então pedi autorização de re-produzir pelo Sarau Comics Edition. Fiz algumas adaptações, diagramei melhor o formato para facilitar no xerox. O pior que o artefato foi bem aceito ao cenário alternativo e underground que vivíamos e com a mudança do orkut para o Facebook, perdi o contato com o Guto totalmente, a ponto que ainda hoje, não sei se ele está vivo e sabe da repercussão que o Fanzine do Seu Madruga chegou, pois te digo com toda certeza, ele já passou da marca de 800 impressos, devido sua grande saída dentro de Eventos de Animes, Cultura Indie, Geek e Nerd.

+ Fanzines do Coletivo Sarau Comics Edition +
Quanto ao underground.. Não sei se percebeu, mais o ZINE do Seu Madruga tem uma mistura muito louca, pois ele fala de morte e ressurreição usando a pessoa do seu madruga numa levada bem hard core, em cima da letra musical da Banda Rodox (Rodolfo ex- Raimundos). Digo isso, porque tanto o Guto, eu e aqueles que andava conosco vinha de uma cultura cristã, isso quer dizer, éramos o underground do underground. Para a Igreja, o que fazemos com os Fanzines nos eventos e Saraus é como loucura, e para os "não-crentes" é ainda mais, pois eles acham impossível aquela mistura: FANZINE + ROCK + DEUS, isso não existe, geralmente os zines são feitos por metaleiros, satanistas, artistas profanos sem pudor e quando eles olhavam para os nossos artefatos ficavam atônitos e a nossa intenção é justamente essa, mostrar algo diferente, inovador e com uma mensagem positiva que gera esperança. E ainda hoje, não existe nada semelhante aos Fanzines do Sarau Comics Edition, quando coloco no pesquisar google, vejo somente os nossos fanzines com citações bíblicas, Underground e Jesus. Hoje em dia, a galera fanzineira já respeita nosso trampo e temos uma boa amizade com todxs. Sempre quando temos um tempo, nos encontramos nas FANZINADAS e Eventos da VIDA.

O underground é considerado como uma CENA onde as Bandas ou Coletivos realizam tudo com as próprias mãos e com recursos próprios, longe aos olhos da grande mídia etc... Vamos nesses lugares para levar nossos fanzines, pois combinava perfeitamente. Já que fazemos tudo a mão, recortando e colando em folhas de sulfite, xerocando preto e branco com custo bem reduzido. Mas fazemos com a qualidade de excelência, para que qualquer um que pegar, já goste de cara. E era por isso que éramos aceitos no meio da cena underground, eles olhavam e não tinham o que criticar, devido a qualidade e criatividade dos nosso Fanzines.

Bom, espero que tenha auxiliado no Release e suprido algumas dúvidas. Se precisar de algo mais, só dá um salve. E muito obrigado por me fazer lembrar desses momentos tão marcantes e importante para minha vida. Valeu mesmo por querer saber mais sobre o Christa Core Zine e um pouco da minha história. UM fortE AbraÇO.

Por: Roger BeaTJesus _ Coletivo Sarau Comics Edition _ Educação Social através dos Fanzines



Nenhum comentário: