_ Roger BeatJesus, Coletivo Sarau Comics Edition.
Missões em Fanzines;
Imagine chegar numa Cidade e saber que todos os moradores nunca tinha ouvido falar em Fanzine? Qual seria sua reação? O que você, fanzineira(o), faria? É praticamente isso que estou sentindo aqui na Cidade de Campo Grande / MS. Onde quer que você ande e divulgue o Fanzine, a reação das pessoas é formidável, sei que aqui há representatividade de Fanzines existentes desde os anos 80-90. Mas, até a galera que cursa Artes na Federal, está em êxtase pela novidade, talvez seja pelo meu jeito de ser e ensinar fanzines (risos). Tudo isso é muito gratificante! Vi fotos e vídeos dos fanzines do Sarau em Instagram. Sinto como se fosse uma tendência para o próximo verão.
Isso têm alegrado o meu coração e fico ainda mais lisonjeado em saber que estou, talvez, sendo referencial e abrindo caminhos para uma geração de fanzineiros em Mato Grosso do Sul.
Amanhã teremos uma Oficina de Recorte, colagem e montagem em fanzines no Espaço Urbana, centro de Campo Grande MS. Amantes de Artes Visuais, Poesia e literatura, uma mídia local da Cidade, já entraram em contato dizendo que irão participar. Liderança Juvenil já deu o recado aos seus jovens: - Vocês precisam ir lá aprender esse negócio! Uma Educadora infantil e um Pastor numa Comunidade Periférica afastada do centro chegou até a mim e pediu que eu fosse atuar com seus alunos e fiéis na igreja local. Uma Mulher queria me dá um beijo, bom, acho que não era só por causa dos fanzines, rs. Um artesão em couro quer saber se pode expor os Fanzines em sua loja. Um menino de 7 anos disse amar a Banda Épica e a AC/DC e fez seu pai comprar 02 Zines Nosso de HQ (grífo nosso!). Um Produtor Cultural e Cantor de Rap em Coachabamba - Bolívia, perguntou se o Introspecção Zine poderia ser traduzido para o espanhol e assim, divulgar entre os seus em sua cidade.
Hoje, Segunda-feira, haverá SARAU em um Pico Cultural de boêmios Artistas da cidade. Irei chegar lá com os Zines e saber, se de fato, esta tecnologia social impressa já ouviram falar. Se eles não tiverem ouvido, e ficarem com Olhos de espanto e admiração, como alguns da cidade ficaram, então, terei que me organizar o quanto antes, e retornar para Campo Grande MS o mais breve possível (fui ao SARAU e alguns já conheciam Fanzines, um e outro já tinha produzido e grande parte já conheciam a Ocupação Cultural Ouvidor 63, lugar onde fanzino em SP, ou seja, sabem mais da Okupa dos que dos Fanzines, rs).
Estamos aqui para isso mesmo! Para fazer história e levar a cultura e arte em fanzine para onde quer precise ou para aonde Papai do Céu me enviar! PORQUE, não estamos no mundo a passeio.
Roger BeatJesus é Missionário Urbano, Educador Social, Designer Ativista e Zinester no Coletivo Sarau Comics Edition, também residente artístico no Centro Cultural Ocupação Ouvidor 63, centro de São Paulo. Texto produzido na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul no dia 08/07/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário